Maria Beltrão receberá prêmio da Academia Portuguesa de História – No dia 3 de dezembro, às 15h, em Lisboa, a profa. Maria Beltrão receberá das mãos da profa doutora Manuela Mendonça, atual presidente da Academia Portuguesa da História, o prêmio 8º Conde dos Arcos – Vice-Rei do Brasil pelo livro “A Vila de Santo Antônio de Sá e o Convento de São Boaventura”, publicado em 2007. O prêmio é dado a estudos da história luso-brasileira e aberto a todos os interessados. Um júri da APH define os vencedores.
As ruínas do Convento de São Boaventura e da Vila de Santo Antonio de Sá, em Itaboraí (RJ), formam um dos maiores tesouros históricos e arqueológicos do Brasil. Eles nos remetem ao século XVII, período da colonização, e foram de grande importância para o desenvolvimento da região nos aspectos social, econômico e religioso.
A professora Maria Beltrão chefiou a equipe de arqueólogos, historiadores e arquitetos que durante dois anos escavou o local e descobriu tesouros como porcelanas, louças, moedas de prata e outros artefatos de grande valor. O livro também revela lendas e curiosidades envolvendo o local, que inclui a Igreja Matriz, uma capela, uma casa de fazenda e um cemitério.
A arqueologia, memória e patrimônio dessa aventura acompanhados por belas fotografias do conjunto arquitetônico estão detalhados nessa obra, editada pela Casa da Palavra. Prefácio de Marcos Albuquerque e apresentação de Afonso Arinos de Mello Franco.
A ACADEMIA PORTUGUESA DA HISTÓRIA, instituição científica de utilidade pública, restaurada pelo Decreto-Lei n° 26611, de 19 de Maio de 1936, é a legítima herdeira da mais antiga Academia Nacional – a ACADEMIA REAL DA HISTÓRIA PORTUGUESA – fundada por D. João V, pelo Decreto de 8 de Dezembro de 1720. Sua missão é ser reconhecida nacionalmente e no estrangeiro como a maior guardiã da história de Portugal, preservando sua cultura e disseminando conhecimento.